terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Agarrados à ética para poder agir - Breve reflexão

Verifico que a moral influencia todas as nossas acções e emoções portanto, que outra razão me leva a acreditar que as nossas acções derivam da razão? Somos movidos por regras, por maneiras e por principios éticos; toda a moral nos disperta paixões e como vivemos enganados a pensar que uma imagem ética fará de nós melhores pessoas, esta pode impedir-nos de fazer algo exuberadamente importante mas também pode conduzir-nos a fazer outro tipo de acção. Nenhum ser humano consegue agir sempre correctamente porque para além da razão está ali presente o conceito de moralidade e de ética. A razão conduzirá qualquer um ao valor de verdade das coisas em relação à realidade. Mas nem todos se conformam. Por vezes é preferivel fechar os olhos à realidade. Tem toda a lógica. Se a moral faz de nós aos olhos dos outros melhores seres humanos, porquê estar do lado da razão? O ser humano comum pensa assim. É movido por futilidades e por pensamentos de outrem. A conclusão que chego é que não importa que tipo de ser humano somos instantaneamente aos olhos dos outros; O mais importante é seguirmos a razão (...) Seremos tão importantes como a ciência - ela demora milhões de anos para que uma nova teoria seja aceite e comprovada; nós também demoramos muito para que reconhecam como somos importantes; até lá passaremos por episódios quase 'biblícos' mas não haverá melhor recompensa do que sabermos que fizemos sempre as melhores opções, mesmo que alguém só as reconheça quando a terra se apoderar do nosso corpo! O importante é percebermos o mecanismo da susceptibilidade das coisas - o resto virá por acréscimo! Caso contrário, pouco importará.

E agora, valerá a pena sermos os mais éticos sem razão-base nas acções?!

Rita

8 comentários:

Miolo 3 disse...

Esse Bragança deu-te mesmo a volta à cabeça, matou-te mesmo, mas ao menos fizes-te uma obra de arte!

Concordo com quase tudo que disseste, contudo, acho que há um certa razão na ética - mas que não há na moral religiosa, pr exemplo!

Gostei muito do exemplo da ciência ;)

Anônimo disse...

es de mais! kem mais se daria ao trblho de pensar em coisas como essa? es mesmo filosofa! um bocado louca tb! no bom sentido, klaro! =))) ah e dkpa comentar em anonimo ms n m aptcia criar uma conta!!!

Bjts
joao

Anônimo disse...

es de mais! kem mais se daria ao trblho de pensar em coisas como essa? es mesmo filosofa! um bocado louca tb! no bom sentido, klaro! =))) ah e dkpa comentar em anonimo ms n m aptcia criar uma conta!!!

Bjts
joao

Anônimo disse...

ritocas adoro as tuas breves reflexoes...

estas cenas filosoficas escritas por ti sao mesmo altament

beijinhos


rita mota

A Lusitânia disse...

sim, há que seguir a razão. Obrigada pela visita.

Guakjas disse...

Olá Membros do Miolo3
Recebemos um mail do Desederio...tipu lá dizia pa confirmar o mail mandando um mail em branco...eu já o fiz...mas tenho que dizer que é um golpe de mestre...mandar um mail ao autor do livro de filosofia do 11º! grande ideia de marketing!

bem quanto ao post, Rita, tá fantastico!
é exactamente o que penso...nada é nosso gostei daquela "O ser humano comum pensa assim. É movido por futilidades e por pensamentos de outrem."
LINDO!
mas olha lá...eu dei-te a volta a cabeça? xD
EXPLICA LÁ ISSO! (ou tu Motaz)

fico à espera...

Guakjas disse...

mas tipu o k vale tarmos aki... com todos a pensar "oh cala-te! kek tas para ai a dizer!?"

só vamos ter reconhecimento "quando a terra se apoderar de nós"... entao kek andamos aki a fazer?!

n percebo

tipu a nossa vida é estupida
andamos aki a fazer coisas para que? para meia duzia de pessoas prestarem atenção?

voces sabem bem...a maioria das pessoas se começarmos a falar disto dizem "tu és estupido"
só gostam de "futilidades"...nada interessa às pessoas...elas são mesquinhas...Porquê, porquê…

é como o Motaz diz "A vida, se prensarmos bem, não tem um objectivo definido… nós nascemos, reproduzimos, morremos… os outros reproduzem e morrer… os outros também… Tal como nos SIMS… Ao longo dos anos, vimos a preservar alguns códigos morais, históricos, tradicionais, etc., que fazem parte de uma cultura e, enfim, da vida de todos."

obrigado

Narcisse Foucquet de Roussy-Trioson disse...

=)

Bem, como já te disse, escreves bem. E tens em ti o espírito da descoberta e da vontade de saber da filosofia. É muito bom vê-lo.

=)