segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O porquê? uma pergunta que me persegue...

Porquê?”… É a pergunta que mais navega nos meus pensamentos, desde há uns tempos para cá. O “porquê” da nossa existência, o “porquê” dos nossos actos, enfim…o “porquê” de tudo.
Por mais que me esforce, não encontro uma razão suficientemente forte para o desenrolar de tudo. Serão desígnios divinos? Ou apenas a reflexão dos actos que comentemos, na construção do nosso próprio rumo?
Será que o nosso destino está nas nossas mãos?
Não compreendo, e não consigo viver nesta ignorância que me atormenta! Busco incansavelmente respostas mas cada vez encontro mais perguntas. A cada porta que consigo abrir, dez novas lhe sucedem.
Estou à beira do abismo e não sei o que devo fazer. Deverei atirar-me? Ou, por outro lado, deverei esperar que alguém me salve deste conflito interior?
Não consigo desistir desta horrível pergunta, “porquê?”, só espero conseguir encontrar a maldita resposta em breve.
Olho à minha volta, e o que vejo? Pessoas conformadas com a normalidade da sua pacata vida, sem nada questionarem, vivendo na ignorância, quase a mesma com que nasceram! Isso não me satisfaz! Tenho uma insaciável sede de sabedoria, e é essa necessidade que cria o verdadeiro pilar da minha essência. E é para o sustentar que tudo faço.
Afinal…sempre sei o “porquê” da minha existência. Agora cada um descubra o seu.

Cristiana Teixeira Alves /Bragança

Um comentário:

Unknown disse...

desculpem lá vir para aqui dar a minha humilde e talvez ignorante opinião. como aqui diz o joão muitas vezes perguntamos-nos a nós próprios o porquê, a razão de tudo e mais alguma coisa. aliás, para mim qualquer pessoa com um mínimo nível de sensibilidade ou que tenha essa tal 'sede de sabedoria' fará questões destas a si própria, podendo ou não chegar a conclusões/respostas interessantes.
e já agora, como tu dizes quando olho à minha volta o que vejo? vejo inúmeras pessoas que se contentam e se conformam com a sua pacata e desinteressante vida sem vontade de saber, de aprender, de procurar fazer coisas novas e entusiesmantes, enfim, de procurar encontrar a verdadeira razão da sua existência.

para finalizar, gostaria de frisar que tudo o que acontece na pessoa e no mundo tem uma razão de ser, podendo nós encontrar essa razão ou não, ou podendo nós acharmos a coisa mais normal ou a coisa mais estranha do mundo!
Enfim tudo tem a sua razão de ser e de acontecer!

abraços