segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Estar melancolico é reflectir indirectamente e filosofar explicitamente (...)

O dom da filosofia obriga o filosofo a exprimir-se; sair da sua inocência, da sua ingenuidade e viver directamente com as realidades cientificas! Filosofar é a expressão da melancolia que nos obriga a reflectir. Todo o ser humano e filosofo; vive alheio a tudo. Suga a noite, mas sobretudo a vida. Apresenta-se como alguém boémio, um artista, por vezes um poeta; Mas poeta só é aquele que consegue ser suficientemente melancólico, consegue ser querido e frio para ter a dureza, a sensibilidade e a maturidade adequada para filosofar claramente. Não sou kant, não sou egoista como, por exemplo, James Rachels mas acho que sou suficientemente poeta para filosofar com mais força que a velocidade da luz nos corpos. Amo a filosofia. Amo a filosofia da vida. Gosto de exprimir-me quando estou alegre e ao mesmo tempo a viver em ambientes melancolicos. A melancolia não é tristeza! A tristeza é uma forma de melancolia mas a tristeza que sentimos nos piores momentos ficar-nos-á para sempre presente na memoria. Torna-se clemente. As coisas tristes não precisam de ser episódios que nos sangrem na alma. Estão por ali. Não conseguimos esquecer os piores momentos. Mas também não queremos. As coisas mais tristes acompanham-nos como um som fanhoso que atropela todas as tentativas de saborear um silêncio.
A vida tem prazer se for sofredora. Se assim for, saboreamos os bons momentos; Tão bons momentos como um diabético ousa saborear um chocolate!
Rita

9 comentários:

Anônimo disse...

ola ...
No meu ponto de vista um poeta:

um ser que respira o mesmo ar,
as mesmas tristezas, as mesmas alegrias, as mesmas paixoes,
so k o k diferencia e a sua intensidade, a sua subjectividade,
a sua alma portadora e humilde.
que se da a conhecer a um papel e se relaciona com ele, divagando no seu profundo eu, dando uma subtil consistencia a pensamentos, ou simplesmente projectando seus sonhos em sua caneta, deixando-a alargar por sua imaginaçao.

nao e necessario estar em estado melancolico, ou o que seria d nossos estimulos e desejos concretixados passados p um papel? ne? mas tb e necessario paxar p ixu.
e msm ate pelas tristexas, pois nos marcam pk ai nos ultrapaxamos e evoluimos mais uma escada de caminho ao sol.

beijinhos, rosy :)

Anônimo disse...

Oh esta miuda surpreende dia após dia!!!

Es a poeta !
Es o poema !
Es a filosofia !

Um pensamento profundo e tocante...

Anônimo disse...

Muitos parabens rita! Esta excelente! :) Es simplesmente fantastica, genial!

AMEI!

Continua assim...

Anônimo disse...

Certamente sabes quem fez este coment e sabes as dicas que já te dei... Como já te dize gostei do texto e espero pelo próximo porque vou acompanhando a tua evolução enquanto Blogger

Beijinho*

Knuckles

Rés-do-Chão Esquerdo disse...

Muito bom mesmo... Delicioso e olha que este "delicioso" é dito por um diabético :)

Anônimo disse...

Defacto eu não sei quem és, mas vi este blog no teu nick do messenger e tenho de te dar os parabens, suponho que sejas tu a rita deste texto ;) ta muito bom e devo dizer-te que tive oportunidade de o mostrar a minha stora de filosofia e ela adorou o texto e o blog! Alias, mandou uns parabens especiais ao teu texto ;) Disse que eras uma filosofa e que devias ser uma rapariga muito inteligente! Espero ver-te no messenger em breve para te poder conhecer melhor ;) Oh yeah! :D

Parabens a todos pelo blog! :)

Sarah # 3 *

Anônimo disse...

Acendem-se as luzes e vemos que o que pensamos ter ,afinal não é nosso , vemos que os que chamamos amigos apenas são colegas, e os que faziam tudo por nos já não existem. De quem é a culpa? Temos o vício de culpar o mundo fútil e boémio em que vivemos, onde as pessoas olham para si , depois para si e finalmente para si! E pensamos “isso só acontece aos outros , nos somos diferentes”. Será isto verdade? Se fossemos diferentes talvez não sentíssemos aqueles vazios que nem o dinheiro pode comprar , nem sentiríamos a necessidade de sairmos com alguém e falar da nossa vida horas sem conta a ponto de sentirmos que alguém está a ouvir-nos, ou pelo menos finge que nos ouve. Apesar de nos acharmos racionais o que nos guia são os afectos e os sorrisos de todos aqueles que gostamos. E dizemos sempre “ podes contar comigo” ,mas no fundo sabemos que é uma frase bonita e que na verdade metade das vezes que a usamos não é verdade, assim como, metade das amizades são fictícias e metade dos nossos sonhos nunca se vão realizar, bem como metade do que achamos íntegro para nós só nos faz mal. E agora? Abrimos os olhos e vemos que afinal somos todos iguais, e que a nossa voz foi silenciada por verdades que nunca quisemos ver e sentimo-nos repugnantes por acharmos que todos os espelhos reflectem a mesma imagem , e o nosso não é excepção. E limpamo-lo vezes sem conta porque mesmo assim estamos convictos que o defeito é dele e não nosso, e quando a exaustão nos chega deparamo-nos que é a imagem reflectida que precisa de ser limpa e não quem a reflecte.
Não é um texto filosófico , apenas um simples acordar que precisava de ser mostrado para que outros acordar existam …….
E agora? Continuaremos a limpar o espelho?

Anônimo disse...

foi so para nao ter trabalho a criar um conta , adicionei em anónimo :)

Ana Mendonça**

Anônimo disse...

pessoal ta genial este blog

mt giro mxm

ritocas adorei o titulo


:)

rita mota