segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"Holocausto" dos tempos perdidos

E pouco há para argumentar. E nem me falem em crashes insanos explicados por ignorância humana, pois o dinheiro não compra a razão, que desde há muito (e talvez sempre, e que se acumula nos montes de quase todos os pensamentos) tem vindo a ser perdida.
Simplicidade. É o que recebemos se abrirmos um jornal de páginas brancas e letras incolores, que mancham as imagens rasgadas pelo sensacionalismo. É o que recebemos pela televisão (na maioria) que simplifica a vida, condensa toda a complexidade e prefere então difundir censuras sobre o nada. E o Homem se torna pobre, doente: morto.
E o que é feito da arte? O que são quadros abstractos? E aqueles que cruzam momentos e partes? E o que é música se não modernos estilos que disparam letras que são transparentes defuntos: sem vida, sem sentido. E o cinema que nos leva a aventuras de insignificância…genuína, dizem alguns?! Eu diria transparentes. Literatura, textos corridos linearmente básicos, sem metáforas e pouco imaginativos. Histórias furadas pelo oco e iguais a tantas outras.
E o que é feito da razão? A razão que delimita níveis de pensamento que todos nós deveríamos ter. É a arte do apreciar: o quadro colorido da parede, a melodia perfeitamente enquadrada, o plano irrepreensível e o parágrafo sufocante.
O Holocausto da razão já começou, e não é novo, não é recente; mas enquanto isso, vou acreditando que amanhã o nevoeiro vai passar, e que o mundo irá acordar.
Motaz

3 comentários:

Anônimo disse...

ole:)
ainda há pcs dias assisti a uma conversa sobre isto.
mas antes de mais nada... e preciso salientar: ainda nao tamos num tempo tao cinzento. ainda há bons actores, escritores, musicos, pintores, que dão largas e nos transmitem um exemplo verdadeiro de arte. embora cada vex mais o valor da arte ta-se a perder, pois as pessoas se desinteressam, e simplificam as coisas, nao querem ter trabalho, improvisam p la e ja ta! nao e isto realmente a Arte que veneramos e que temos desde as civilizaçoes vindouras.
nao percas a esperança, porque novos seres virao e respirarao e reproduxirao a arte em si mesmos. tem e de ser guiados por ela(arte)
fikem bem, beijinhos
rosy=)

Anônimo disse...

Muito bom o texto ;) Filosofia em acção neste blog! Parabens a todos!

Sarah # 3

Anônimo disse...

depois de ler isto basta cantar: «ze carlos ze carlos e zé carlos» como no gato f...

lol

ta nice

rita mota