quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Branco no preto - A essência humana.


O amor de um ser humano que viva a filosofia intensa e verdadeiramente remete todos os seus pensamentos para o problema do sentido da sua existência. Breves reflexões sobre este assunto já foram citadas neste blogue mas eu tentarei apresentar razões que justifiquem o simples facto de sentirmos o solo sempre que caminhamos e a função dessa nossa caminhada. Estou certa que o verdadeiro filósofo reconhece que a vida não tem sentido mas consegue ser feliz à mesma. O filósofo é tão poderoso que subdivide ainda mais o seu encéfalo e destina funções aos diferentes designs: Apesar de possuir inteligência para saber que nenhuma acção que façamos vale a pena, consegue abstrair-se disso. O problema do sentido da vida é análogo ao problema do sentido de cada acção em particular. Todo o ser humano que não se rege pela sua inocência e ignorância, trata de saber se a sua vida tem alguma finalidade e se essa finalidade é alcançável e, em adição a isto se tal finalidade alcançável tem valor. Acontece que, quem pensa nisto conclui maioritariamente que a vida não tem sentido e, portanto não tem qualquer finalidade. Mas se já fomos colocados na terra e se todos partimos da unicelularidade para a complexidade temos de agir. Não nos podemos penetrar na frustração deste problema filosófico que atormenta muitos só porque achamos que a vida não tem sentido. Se a vida não tem sentido, não o ganha se prolongarmos o problema para sempre. Esta frase é, por mim citada, a melhor tese que persuade um ser humano a dar sentido à sua vida. Quando alguém chega a este ponto deve fixar-se na ideia de que a vida tem sentido pois não há qualquer razão para pensarmos que não o é, só pelo facto de sermos mortais. Aliás, quem sabe se não haverá algo para além da morte? Sim, falo em algo pois penso que o conceito "vida" será algo terreno mas penso que haverá qualquer luz existencial além-vida. Por outro lado, acho absurso o ser humano atribuir o sentido da sua vida sem recorrer a estes meus pensamentos. Isto é, acho absurdo o ser humano atribuir a sua existência à presença de uma entidade divina, isto é, Deus. Se não há condições suficientes que reunam uma condição necessária para Deus ter existido, para quê atribuirmos o sentido da nossa vida a algo que possa ser ilusório? Tento compreender o facto de que muitos seres humanos queiram atribuir o sentido da sua vida a uma imagem mas considero isso, pura ignorância. Mesmo que tentemos fazê-lo, sabemos que não somos os mais sensatos [...]


Rita

6 comentários:

Anônimo disse...

ola :D
mais uma boa reflexao! bem, fogo.. há em certas que devemos ser parecidas.. pk mtas vexes o k escreves remete-se ao k penso.
Alem da ignoramcia destas pessoas que falas em darem a razao da existencia a Deus, porque o é,.. como na antiguidade os gregos darem a razao do tempo e tudo que se passava aos Deuses, hj sabemos k n o e, mas sim por razoes atmosfericas. o pior disto e as pessoas se tornarem escravas de algo ilusorio, e de sentirem constantemente reprimidas p algo k faxam.. sem sentirem ou seguirem o caminho de escolha, liberdade, felicidade.
e sim tb acredito que exista algo alem-morte..
bem, boa continuaçao..
bigada plo teu coment no meu blog..
a espera d mais, hehe :D
beijinhos

Anônimo disse...

A minha Ritinha mata tudo .... BOMBAAAAAAAA


:))

sinmplesmente amei , :))
tens futuro!

Guakjas disse...

AGORA SIM A MINHA VIDA TEM SENTIDO....



SE NÃO FOSSE A MINHA RITINHA (NÃO SEI QUEM POSTOU O COMENTÁRIO ANTERIOR AO MEU...SÓ SEI É QUE ELE ME COPIOU....QUEM IA DIZER AQUILO ERA EU!)


O MELHOR TEXTO DE SEMPRE DO MIOLO

Anônimo disse...

Muito bom esta reflexão! Muito bom mesm0h! :'DD Não entend0 qual o teu dilema pelo trabalho...Filosofia e o teu forte.Continua assim que eu adoro passar por aqui so para ver se ja tens um texto novo... Mesmoo que ele tenha mil paginas eu acho vou ter vontade de ler!!!! Beijos hugo

Anônimo disse...

Muito bom esta reflexão! Muito bom mesm0h! :'DD Não entend0 qual o teu dilema pelo trabalho...Filosofia e o teu forte.Continua assim que eu adoro passar por aqui so para ver se ja tens um texto novo... Mesmoo que ele tenha mil paginas eu acho vou ter vontade de ler!!!! Beijos hugo

Anônimo disse...

Sem descriminar os outros autores, que tambem tem textos muito bons este rebenta com tudo! ESTA MAIS QUE FANTASTICO, RITA!!!!!!

Passarei por ca mais vezes e espero ver textos com esta qualidade!